Habitat :
Reconhecem-se oito subespécies de girafa (Giraffa camelopardalis), entre as quais a de Angola (Giraffa camelopardalis angolensis), que está representada no Zoo de Lisboa. Actualmente, as girafas encontram-se principalmente em áreas protegidas na África Subsariana. Habitam savanas pouco arborizadas.
Hábitos:
Procuram alimento de madrugada e ao anoitecer, podendo estar activas em noites de luar. Nas horas de maior calor preferem ruminar à sombra. Apesar de conseguirem permanecer longos períodos sem beber, são bastante dependentes da presença de água, altura em que ficam mais vulneráveis aos ataques dos predadores, embora sejam normalmente as crias as vítimas de predação. Formam pequenos grupos constituídos por um macho e respectivas fêmeas e juvenis ou ainda por machos solteiros. Estes grupos podem reunir-se em grupos maiores e não são estáveis a longo prazo, pois há frequentes entradas e saídas de indivíduos. São animais pacíficos e não territoriais, mas existe uma hierarquia no interior dos grupos, que é mantida através de comportamentos intimidatórios.
Reprodução:
Acasalam em qualquer época do ano. Os machos lutam entre si pelo direito de acasalar com as fêmeas, atingindo com o pescoço o corpo e as patas dos opositores. A gestação dura 450 a 465 dias. Nasce uma cria (raramente duas) normalmente ao amanhecer, que é amamentada e defendida pela progenitora por seis a oito meses. A partir daqui esta já não a protege, mas a cria segui-la-á até atingir um ano de idade ou mesmo a maturação sexual, que é atingida entre os quatro e os seis anos de idade. (N)
http://www.zoo.pt/main.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário