Habitat : Encontram-se no Panamá, na Colômbia, na Venezuela, nas Guianas, no Suriname, no Equador, no Brasil, no Leste do Peru e no Nordeste da Bolívia. Vivem em florestas e “várzeas” sazonalmente alagadas, em florestas de galeria, savanas com palmeiras do género Mauritia e florestas tropicais de folha caduca, normalmente até aos 500 metros de altitude, embora possam ser vistas aos 1500 m de altitude, no Peru.
Medem 86 cm de comprimento. Não existe dimorfismo sexual. A fronte e a parte anterior da coroa têm cor esverdeada; a garganta e o bico têm cor negra; as auriculares, o peito e a parte inferior das asas são amarelas; o restante da plumagem tem cor azul-viva. Apresentam pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas negras, que formam riscas paralelas. As patas são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás; em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás).
A época de reprodução varia com a localização geográfica. Nidificam em ocos de palmeiras (género Mauritia ou outros). A postura é de um a três ovos, cuja incubação dura 28 dias e é realizada apenas pela fêmea. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida). Os juvenis só abandonam o ninho por volta dos três meses de idade. (N)