quinta-feira, 24 de abril de 2008

Chimpanzé



Esta foto foi tirada pela Vanessa Silva mas foi tratada por Sónia Carina. Todos os efeitos que a foto contém foram feitos apenas por alteração dos níveis da cor.

Para informações sobre o Chimpanzé ->

Golfinho-roaz



Esta foto foi tratada no Photoshop e no Photofilter. Alterei os níveis de cor RGB, avivei as cores e suavisei a textura. (T)

Para informações sobre os Golfinhos-roazes ->

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Arara-azul-e-amarela

Habitat :
Encontram-se no Panamá, na Colômbia, na Venezuela, nas Guianas, no Suriname, no Equador, no Brasil, no Leste do Peru e no Nordeste da Bolívia. Vivem em florestas e “várzeas” sazonalmente alagadas, em florestas de galeria, savanas com palmeiras do género Mauritia e florestas tropicais de folha caduca, normalmente até aos 500 metros de altitude, embora possam ser vistas aos 1500 m de altitude, no Peru.
Medem 86 cm de comprimento. Não existe dimorfismo sexual. A fronte e a parte anterior da coroa têm cor esverdeada; a garganta e o bico têm cor negra; as auriculares, o peito e a parte inferior das asas são amarelas; o restante da plumagem tem cor azul-viva. Apresentam pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas negras, que formam riscas paralelas. As patas são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás; em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás).
A época de reprodução varia com a localização geográfica. Nidificam em ocos de palmeiras (género Mauritia ou outros). A postura é de um a três ovos, cuja incubação dura 28 dias e é realizada apenas pela fêmea. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida). Os juvenis só abandonam o ninho por volta dos três meses de idade. (N)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Girafa-de-angola








Habitat :


Reconhecem-se oito subespécies de girafa (Giraffa camelopardalis), entre as quais a de Angola (Giraffa camelopardalis angolensis), que está representada no Zoo de Lisboa. Actualmente, as girafas encontram-se principalmente em áreas protegidas na África Subsariana. Habitam savanas pouco arborizadas.
Hábitos:
Procuram alimento de madrugada e ao anoitecer, podendo estar activas em noites de luar. Nas horas de maior calor preferem ruminar à sombra. Apesar de conseguirem permanecer longos períodos sem beber, são bastante dependentes da presença de água, altura em que ficam mais vulneráveis aos ataques dos predadores, embora sejam normalmente as crias as vítimas de predação. Formam pequenos grupos constituídos por um macho e respectivas fêmeas e juvenis ou ainda por machos solteiros. Estes grupos podem reunir-se em grupos maiores e não são estáveis a longo prazo, pois há frequentes entradas e saídas de indivíduos. São animais pacíficos e não territoriais, mas existe uma hierarquia no interior dos grupos, que é mantida através de comportamentos intimidatórios.

Reprodução:
Acasalam em qualquer época do ano. Os machos lutam entre si pelo direito de acasalar com as fêmeas, atingindo com o pescoço o corpo e as patas dos opositores. A gestação dura 450 a 465 dias. Nasce uma cria (raramente duas) normalmente ao amanhecer, que é amamentada e defendida pela progenitora por seis a oito meses. A partir daqui esta já não a protege, mas a cria segui-la-á até atingir um ano de idade ou mesmo a maturação sexual, que é atingida entre os quatro e os seis anos de idade. (N)
http://www.zoo.pt/main.aspx

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Rinoceronte-Branco


Habitat:
Encontra-se em savanas, na proximidade de água, entre o rio Orange (África do Sul) e o rio Zambeze (entre o Zimbabwe e a Zâmbia).
(N)

Flamingo-róseo




Habitat :


Os flamingos-róseos encontram-se nas margens de lagoas salinas, de rios e de estuários, na Península Ibérica, no Sul de França, na Turquia, no Irão, no Afeganistão, no Paquistão, na Índia, na costa ocidental de África (de Marrocos à Serra Leoa), em torno do mar Vermelho (Egipto, Sudão, Eritreia, Djibouti, Etiópia, Somália, Arábia Saudita e Iémen), no Quénia, na Tanzânia e na África do Sul. Em Portugal, são residentes nos estuários do Tejo e do Sado.




Alimentam-se tipicamente com a cabeça invertida, muitas vezes mergulhada na água até ao pescoço, filtrando o alimento com as lamelas que se encontram no interior do bico, enquanto expelem a água ou o lodo. (N) http://www.zoo.pt/animais.aspx?ID=1654

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Pelicano-real


Habitat :
Esta espécie nidifica nos mares Negro, Cáspio e de Aral e, ainda no Lago Balkhash (Cazaquistão). Encontra-se todo o ano em algumas zonas tropicais (Senegal, Nigéria, Etiópia, Quénia, Tanzânia, Namíbia, África do Sul, Nordeste da Índia e Vietname).
Nas zonas temperadas, a nidificação decorre na Primavera. Em África pode ocorrer todo o ano. Formam grandes colónias. O ninho é feito no chão, com um amontoado de matéria vegetal. A postura é, normalmente de dois ovos, que são incubados durante 29 a 36 dias.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Crocodilo-do-nilo

Habitat :
Vivem em rios, lagos, pântanos e, també.

Hábitos:
Os crocodilos capturam e dilaceram as presas com os seus dentes afiados, mas não as mastigam, engolindo grandes bocados de carne ou toda a presa de uma vez. Estão mais activos à noite; durante o dia, descansam nas margens ou em bancos de areia, mantendo a boca aberta nas horas de maior calor (comportamento de termoregulação).

Reprodução:
É uma espécie ovípara. O ritual de acasalamento é algo elaborado: o macho liberta uma secreção cujo cheiro estimula a fêmea e esfrega a garganta no pescoço dela. O acasalamento ocorre na água. As fêmeas constroem ninhos com folhagem e exibem cuidados parentais. A postura é de 20 a 50 ovos. O período de incubação dura três meses. O sexo dos recém-nascidos depende da temperatura de incubação: num ano mais frio (26ºC a 30ºC) a ninhada será maioritariamente constituída por fêmeas; pelo contrário, num ano mais quente (31ºC a 34ºC) a ninhada será maioritariamente de machos. (N)

http://www.zoo.pt/main.aspx

Leão-marinho-da-califórnia


Habitat :
Vivem nas águas costeiras e nas costas rochosas da Califórnia ao México, e Zalophus californianus wollebaeki das ilhas Galápagos.

Procuram alimento-se no mar, mas vêem frequentemente a terra. Esta espécie é a mais encontrada em parques zoológicos, pois é a mais dócil.

Na época do acasalamento, em Junho, juntam-se em grandes grupos, nas praias. Nessa altura, cada macho defendem um território com um harém de cinco a 20 fêmeas movimentando-se muito e emitindo vocalizações ruidosas. O período de gestação dura cerca de um ano. Assim, as fêmeas parem as crias quando chegam a terra e acasalam imediatamente a seguir, enquanto ainda estão a amamentar. A cria é amamentada por vários meses (sendo desmamada geralmente por volta dos 11 a 12 meses de idade) e, normalmente, permanece com a progenitora até outra cria nascer. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos seis anos de idade e os machos entre os nove e os doze anos. (N)



A nossa Escola

Escola Secundária D. João II

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Introdução

O tema que escolhemos foi a escola e o zoo (animais) porque achámos muito interessante.
Fízemos um vídeo onde podem ter uma ideia de como é a nossa escola. Fomos ao zoo de Lisboa onde tirámos umas fotos, vamos mostrar-vos as melhores, com uma pequena descrição.
O nosso objectivo é que comentem, que gostem do nosso trabalho e do blog em si.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Apresentação do grupo


O nosso grupo é formado por 3 elementos e prentendemos com este blog vos mostrar um pouco da nossa escola e do zoo de Lisboa (animais).


comercial